quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

De volta


Nossa vida esta bem corrida, mudaram os horários, agora é muita coisa pra pouco tempo, estou me desdobrando em mil pra dar conta de tudo,meu filhote também esta todo concentrado, sala nova, amigos novos (alguns), é 2ª série não é fácil, novas responsabilidades, novos cursos, prova.. ai Meu Deus ele já está preocupado com a prova, pode? Não sei quem foi o infeliz que disse a ele que prova é uma coisa muito difícil,a agora ele vive pensando em como vai ser a prova.. claro que eu tento amenizar explicando que não é nenhum monstro de 7 cabeças, porque não é mesmo, e isso eu poso dizer com ganho de causa, eu particularmente adoro fazer prova tirar 10 então...aos poucos ele vai perceber que não é tão ruim, claro não espero que ele goste de fazer prova como eu, as pessoas são diferentes, eu gosto porque tenho facilidade de pegar conteúdos, tenho memória fotográfica então tirar 10 pra mim é moleza, mas não posso exigir o mesmo dele o importante não é tirar sempre 10, pode tirar 9,9 de vez em quando hauahuaha.Não vou exigir isso dele, vou ensina-lo a gostar de estudar a sentir prazer em aprender e quando isso acontecer o 10 vem com facilidade.mas para isso tem que estudar muito.. Se você é desses que se deixam interromper por qualquer motivo pode estar certo que aí está a causa de seus problemas escolares. Nada atrapalha mais o estudo do que começar e parar, começar e parar... Para evitar esse problema, aqui vão algumas dicas:

Reserve sempre um mesmo período do dia para as tarefas escolares, esforçando-se para não alterar seu horário de estudo. Isso o ajudará a criar um hábito de trabalho em casa. Descubra em qual período do dia você é mais produtivo, pois isso varia de pessoa para pessoa. Peça que alguém da casa atenda ao telefone, avisando que você está ocupado. Se for com você, retorne a ligação logo que possível.

Procure um canto sossegado para estudar. Verifique se todo o material de que precisa está à mão, como lápis, cadernos, dicionário, caneta, livros, borracha, compasso e coisas assim. Esse tem de ser um lugar gostoso, agradável, onde você gosta de ficar. Mas tem também de ser um local em que você possa isolar-se do mundo, fechando-se de tudo e de todos e estando aberto somente para aquilo em que você quer se concentrar.

Organize uma seqüencia de trabalho, isto é, o que fazer em primeiro lugar, o que fazer em seguida e assim por diante, de acordo com as necessidades. As tarefas para o dia seguinte devem ser as primeiras a serem feitas.

No final de cada tarefa, levante e dê uma voltinha, por alguns minutos. Isso ajuda a descansar a mente e o corpo. Depois, volte e retorne às tarefas.

Concentre-se em uma tarefa de cada vez. Não faça uma atividade com a cabeça preocupada com o que ainda está faltando. Se você se organizar bem, haverá tempo de sobra para tudo.

Acostume-se a prestar atenção no tempo que está gastando para fazer suas tarefas. Cada pessoa tem seu ritmo próprio. Não se compare aos outros, mas veja se você não esta perdendo tempo à toa.

Todo dia, você deve dar uma olhada rápida no assunto que acabou de ser ensinado. Não deixe para ver toda a matéria nas vésperas da prova, porque, desse jeito, você só descobrirá dúvidas quando não houver mais tempo de pedir auxílio ao professor.

Evite fazer " visitas " à geladeira durante o horário de estudos. Estude antes ou depois do lanche. Não é verdade que você pode ter sede, fome ou necessidade de ir ao banheiro durante esse período - tudo isso é desculpa para se desconcentrar.

Fazer os trabalhos escolares é trabalhar mesmo, como adultos. É uma responsabilidade igual a de seus pais, em suas atividades profissionais. Como qualquer adulto, você tem de trabalhar todos os dias. Além de aprender, você está se preparando para sua vida de adulto. Estudar é o seu trabalho criança!

Nenhum comentário: